Alunos de Eja promovem Feira de Estudos no Armazém Cultural

Alunos de Eja promovem Feira de Estudos no Armazém Cultural

No próximo dia 12 de dezembro, cerca de 800 estudantes da Escola Padrão irão promover, no Armazém Cultural, o FESTEJA – Feira de Estudos do Eja. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o evento — que já se consolidou como um dos principais do calendário da instituição –, emociona por ser, além de uma mostra científica, um exemplo de autossuperação. O Eja da Escola Padrão é constituído, em sua grande maioria, por estudantes que estavam há muitos anos longe dos livros e decidiram retomar a rotina de estudos para conseguirem mudar de vida.
Devido ao grande sucesso das edições anteriores, o evento deste ano ganhou proporções maiores. Agora, além da tradicional feira de estudos elaborada pelos alunos do Eja, o Festeja incluirá apresentações culturais, como música, dança e poesia, e uma feira de profissões, desenvolvida por universitários do polo Padrão da Anhanguera Uniderp – Centro de Educação a Distância.  O 3º Festeja acontecerá das 18h às 22h, com entrada franca.
Para a realização da feira de estudos, foram sorteados 66 temas, envolvendo todas as disciplinas ministradas no Eja. “Nova Ortografia da Língua Portuguesa”, “Ecossistemas”, “Os governos brasileiros”, são alguns dos assuntos que serão abordados pelos alunos, de maneiras bastante criativas. Em alguns casos, os estudantes até programaram apresentações culturais complementares. “ Para um tema que contempla a disciplina de Espanhol, por exemplo, um grupo incrementará seu trabalho com uma apresentação de dança flamenca; um outro, sobre o sul do país, mostrará uma dança típica daquela região”, citou a diretora da Escola Padrão, Moara Bueno. “O Festeja é uma oportunidade de os alunos reforçarem, na prática, o que aprendem na sala de aula”, comentou a diretora.
Profissões
Os universitários do polo Padrão farão uma mostra de diversas profissões – cada grupo explicará sobre o ofício que estão aprendendo em seus cursos. “Teremos, ainda, psicólogos para fazerem teste vocacional com os visitantes que ainda não decidiram sobre a profissão que querem seguir”, acrescentou Moara.
Além disso, acadêmicos de Letras e Pedagogia terão estandes voltados para crianças, com brincadeiras e rodas de leitura. Haverá, também, um estande temático sobre o poeta Manoel de Barros, que contará com um acervo de suas obras.
SERVIÇO:
O quê:  Feira de Estudos e Profissões
Quando: 12/12/12, das 18h às 22h
Onde: Armazém Cultural
Entrada franca
Mais informações: 9263-9356 (Moara Bueno, diretora Escola Padrão) e 9236-6436 (Iara Bueno Dias, jornalista)