Dicas para Volta às Aulas 2013

UI-01-060514-175.jpg

Agora todos com as energias carregadas, é hora de começar a pensar na volta às aulas, temos ainda mais alguns dias de calor para aproveitar, porém deixar as coisas para última hora não é legal, então aí vão algumas dicas bem interessantes que separamos do Portal Educar para Crescer da Abril, para você se organizar, planejar e otimizar seu tempo de estudo.
 
Como organizar um plano de estudo:
(Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br)
Se estudar de forma organizada nunca fez parte de sua rotina, acompanhe as dicas do psicólogo Sérgio Goldenberg, professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp):
– Qual a duração ideal de um plano de estudo? 
Depende dos objetivos que se quer atingir. Pode-se sempre estabelecer metas de curto prazo. As metas devem estar em sintonia com o ritmo da matéria dada em classe. Quando as metas são cumpridas à risca, sua motivação se mantém em alta.
– Quantas horas é preciso estudar por dia?
O estudo pode ser realizado em dois ou três períodos de 2 horas no decorrer do dia. Mais do que isso pode levar a uma fadiga mental.
– Como organizá-lo? 
Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia as disciplinas que irá estudar e, conforme a matéria é dada em classe, vá detalhando os conteúdos ou as metas numa tabela.
– Como dividir o tempo entre as disciplinas? 
Intercale as matérias preferidas com as que não gosta. Evite, por exemplo, estudar Matemática e Física em seguida, já que as duas exigem cálculos.
– Como controlar o cumprimento do plano? 
Tique na tabela cada tarefa realizada. O que não foi feito no período determinado deve ser realizado em um horário extra na próxima semana. Deixe períodos livres para eventuais reposições mas evite sempre postergar as tarefas.
 
Boas Aulas!