Técnico em Farmácia

Áreas de de atuação não faltam ao Técnico em Farmácia.

Veja:

Atua nos processos de assistência farmacêutica por meio do atendimento ao cliente, promoção em saúde, preparo de produtos farmacêuticos, cosméticos e afins. Controle de documentação técnica, estoque e armazenamento de produtos e insumos farmacêuticos.

Estágio:

Realiza análises laboratoriais para diagnóstico de doenças, exames químicos e microbiológicos. Ajuda na produção e controle de qualidade de cosméticos, produtos de higiene pessoal e biológicos naturais.

Mercado de Trabalho:

Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso Técnico em Farmácia poderá atuar em diferentes segmentos farmacêuticos como drogarias comerciais; farmácias de manipulação; farmácias homeopáticas; farmácias hospitalares e de Unidades Básicas de Saúde (UBS); distribuidoras de medicamentos, matérias-primas, cosméticos e correlatos; e nas indústrias farmacêuticas e cosméticas.

Pode trabalhar nos setores de dispensação, manipulação, produção, controle da qualidade e logística de produtos farmacêuticos e cosméticos, além de participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos farmacêuticos e realizar vendas.
Suas atividades são desenvolvidas sob supervisão e orientação do farmacêutico.

Panorama de mercado
Segundo pesquisas internas recentes, o Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de medicamentos e cosméticos. O segmento farmacêutico vem experimentando mudanças no país há algumas décadas e são determinadas por um mercado em constante evolução tecnológica e com fortes tendências de crescimento.

Isso é evidenciado pela presença de indústrias farmacêuticas no país (tanto internacionais quanto de capital nacional); pela dinâmica e evolução do segmento dos medicamentos genéricos e correlatos (outros produtos para saúde); pelo aumento significativo no número de estabelecimentos farmacêuticos; pela disseminação de drogarias e farmácias, estas inclusive em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS); pelo movimento de fusões de empresas do setor (indústrias e redes de drogarias); pela disseminação do uso de medicamentos magistrais e pelas exigências cada vez maiores dos clientes por produtos e atendimento com qualidade.

Frente a esse cenário, a expansão do segmento farmacêutico tem sido acompanhada pela crescente demanda por profissionais qualificados e bem preparados para atuarem como colaboradores diretos do farmacêutico na produção, organização e distribuição de produtos, e em serviços relacionados com a assistência farmacêutica, devido ao cumprimento das exigências legais.

Salário:

O salário estimado para o Técnico em Farmácia é de R$1.500,00.
Obs.: Há editais de concursos públicos no nosso estado para Técnicos em Farmácia com salário inicial de R$2.700,00.
 

E a Escola Padrão é a primeira escola no MS a ministrar esse curso, pensando em cobrir a oferta do mercado de trabalho.

Venha fazer parte!