Conheça 3 fatos curiosos sobre QI descobertos em pesquisas científicas
12 de março de 2015Conheça os setores econômicos mais aquecidos para profissionais com pós-graduação
18 de março de 2015Sabe-se que ler livros, jornais ou revistas é um hábito bastante benéfico para o cérebro, afinal estimula a expansão do seu vocabulário, melhora sua memória, desenvolve suas habilidades de comunicação e análise, além, é claro, de aumentar seu conhecimento sobre o mundo. Recentemente, são visíveis ainda outros efeitos positivos para os leitores ao analisar algumas pesquisas científicas.
No que diz respeito à saúde, por exemplo, descobriu-se na pesquisa intitulada “Galaxy Stress Research” (Universidade de Sussex, 2009) que ler durante apenas 6 minutos é capaz de reduzir seu estresse em 60%, uma vez que esta é uma atividade que diminui a tensão dos seus músculos e seu ritmo cardíaco. Inclusive, se você se sente sempre pressionado no trabalho ou então nervoso com os trabalhos da escola, esta pode ser uma boa solução: quando comparada a outros hobbies, como jogar video games e ouvir música, a leitura mostrou-se mais eficiente para reduzir esta sensação.
Quando o assunto é sucesso na carreira, os leitores têm certa vantagem. Os estudos “Adult Literacy in America” e “Literacy Changes Lives: Na advocacy resource” demonstraram que, devido às competências desenvolvidas por este hábito, estas pessoas geralmente trabalham mais dias no ano que não-leitores e seus salários costumam ser mais altos.
Por fim, percebe-se também um impacto positivo nos relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais, ao ler ficção, segundo as pesquisas “Social Effects of Culture: Exploratory Statistical Evidence and Detailed Statistical Models” e “Exploring the link between reading fiction and empathy”. Acostumados a lidar com diferentes pontos de vistas das personagens de romances e contos, os leitores são capazes de demonstrar maior empatia. Por isso, 40% deles já foram voluntários em alguma organização sem fins lucrativos, contrapondo-se aos 25% dos não-leitores. Outro dado curioso refere-se à relação entre vizinhos:71% daqueles que leem com frequência ajudaram seu vizinho de alguma forma no último mês.
Em outras palavras, leia bastante. Os livros, além de melhorarem sua saúde e relacionamentos, são uma ótima forma de entretenimento e ainda podem ajudá-lo a desenvolver habilidades muito estimadas no mercado de trabalho. Os jornais e revistas, por sua vez, são importantes fontes de informação e, portanto, são essenciais para que você entenda o mundo e como os últimos acontecimentos podem afetar você e as pessoas ao seu redor.
Fonte: Universia