4 dicas para ler mais livros em menos tempo
26 de março de 201510 hábitos de pessoas produtivas antes de dormir
8 de abril de 2015Ir às aulas todos os dias, estudar horas a mais em casa, fazer exercícios extras, tirar dúvidas com os professores e, na hora da prova, não conseguir um bom desempenho. Essa situação parece familiar para você? Pois saiba que a razão dos seus problemas acadêmicos pode ser fruto do estresse.
É muito comum que jovens dedicados, que se esforçam para acompanhar as matérias, acabem apresentando problemas de desempenho, como os famosos brancos, durante os exames. Longe de representar a falta de esforço, esses momentos de pânico são fruto do estresse e do nervosismo que acometem os jovens na época das provas.
Mais até do que as temidas notas baixas, a pior consequência desses rompantes é a perda da autoestima do aluno, que pode se sentir desmotivado a continuar estudando por não conseguir tirar notas mais altas.
A boa notícia é que é possível reverter esse quadro com algumas dicas simples para controlar os nervos durante os exames. Confira:
1- Faça uma boa preparação
Evite que o estresse apareça na prova fazendo uma boa preparação no dia anterior à prova. Tente relaxar, ficar longe dos livros (ou pelo menos não estudar o dia todo), se alimentar corretamente e, principalmente, dormir bem para garantir que você estará descansado. Não se esqueça, também, de deixar todo o material preparado para não se esquecer de nada, nem perder tempo com organização durante a manhã, correndo o risco de chegar atrasado.
2- Aprenda a controlar a mente
No momento de maior nervoso, lembre-se de toda a sua dedicação. Se você estudou, sabe o conteúdo, então basta se acalmar para conseguir acessar suas memórias. Para não deixar que o nervosismo tome conta, respire profundamente, inalando pelo nariz e exalando pela boca, por alguns minutos. Ao dedicar esses momentos para manter o autocontrole, você conseguirá se sair melhor.
3 – Não seja tão rigoroso
Um dos desafios para melhorar a autoestima é aprender a ressignificar a sensação de fracasso, caso algo não saia como o planejado. É importante estabelecer metas altas e esforçar-se para persegui-las, porém, se a nota não for exatamente o que você esperava, não deixe que isso abale sua força de vontade. Continue trabalhando para que, na próxima tentativa, você alcance todos os objetivos que procurava.
Fonte: Universia Brasil