5 ferramentas úteis para quem está fazendo pós-graduação
29 de maio de 2015Enem passa a ser obrigatório para todos os contratos do Fies
2 de junho de 2015Entender um assunto vai muito além de apenas memorizá-lo temporariamente. Os professores usam abordagens didáticas para que os alunos compreendam as matérias e guardem o que foi visto em sala de aula para usarem posteriormente, mas o aprendizado depende também dos alunos. Sabemos que não é fácil guardar todos os conteúdos vistos em aula. Pensando nisso,separamos 7 táticas que ajudam na hora memorizar o conteúdo:
1 – Durma bem
Uma boa noite de sono ajuda a fixar o conteúdo visto em sala de aula. É necessário que o aluno deite e acorde em horários regulares, prestando atenção também na qualidade de seu sono. Valorizar o sono é importante, pois é principalmente nesse momento que o cérebro transforma a memória temporária em permanente.
2 – Evite decorar
É comum que em semana de provas os alunos usem macetes e outras técnicas para decorar os conteúdos cobrados. Entretanto, quando se trata de aprendizado em longo prazo, a abordagem deve ser outra. Ao estudar, tente relacionar a matéria com outras que já estudou ou com experiências pessoais, além de esclarecer suas dúvidas com seu professor se houver alguma. Assim o assunto não fica só de passagem em sua mente.
3 – Bloqueie distrações
Manter a concentração pode ser difícil com tantos dispositivos eletrônicos disponíveis para uso. Então ao se sentar para estudar, seja forte: mantenha o celular guardado e a televisão desligada. Se você estuda pelo computador, pode bloquear temporariamente sites distrativos, como redes sociais e jogos.
4 – Faça simulações
Ao estudar sozinho, você pode simular que está fazendo provas. Coloque um cronômetro ao seu lado e resista à tentação de pesquisar na internet ou em seu caderno uma resposta que logo de cara não souber. Esse exercício faz com que sua mente esteja preparada para pensar em situações de pressão e desperta o conteúdo gravado nela. Depois que você fizer a correção, na hora da prova real irá se lembrar com clareza do que acertou e do que errou.
5 – Escreva a mão
Durante as aulas, faça anotações em um caderno. Ao ler os textos das aulas, você pode usar marca-textos de diversas cores. Assim você estimula sua memória visual e quando se deparar com o assunto novamente poderá se lembrar da anotação que fez ou da linha que leu com maior clareza, resgatando os conhecimentos que adquiriu sobre ele.
6 – Crie diagramas
Você pode criar diagramas fazendo conexões com os assuntos estudados. Comece por um tema central e destrinche-o. Escreva palavras-chave no seu esquema e use cores para classificar conteúdos. Deixar os pensamentos fluírem é uma boa ideia. Se seu diagrama ficar muito bagunçado, você pode fazer uma revisão e organizá-lo de forma mais clara. Assim você consegue reler suas ideias e fixá-las.
7 – Vá além
Busque conteúdos complementares. Assim você aumenta sua gama de conhecimentos sobre um determinado assunto e pode fazer relações com o que viu em sala de aula. Você pode encontrar em uma dessas buscas leituras adicionais que fazem mais sentido para o seu entendimento que o seu material básico. Peça recomendações aos seus professores também.
Fonte: Universia