Será que utilizamos apenas 10% de nosso cérebro?
6 de junho de 2013Sisu 2013: inscrições estão abertas e vão até sexta-feira
10 de junho de 2013O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira o total de inscritos que confirmaram participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 7,1 milhões candidatos, isto é, 92% dos que haviam manifestado interesse em participar da prova. Trata-se do maior número de exames a serem aplicados. No ano passado, recorde até então, o número de inscritos confirmados havia sido de 5,7 milhões.
“É uma grande vitória da educação brasileira essa vontade de estudar mais da população brasileira”, avaliou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Quando você abre políticas públicas que abre possibilidade para pessoas a resposta é essa. E o Brasil estudando mais é um passo fundamental para o desenvolvimento”, acrescentou.
Do total de inscritos, 2 milhões foram pagantes. Os demais foram isentos da taxa de inscrição por terem origem em escola pública ou renda familiar igual ou inferior a um salario mínimo e meio. O governo ainda não tem o cálculo de quanto custará a aplicação das provas.
“O Enem se consolidou como exame, tem credibilidade e a consciência do povo brasileiro, de que temos de estudar mais”, avaliou Mercadante. “Atribuo (o aumento no interesse) ao momento econômico e do mercado de trabalho. Estamos muito próximos do pleno emprego”.
O ministro também garantiu que ampliou o rigor com o planejamento do exame a partir do aumento de inscritos para que se evite problemas na aplicação das provas. “No ano passado, houve um crescimento importante (de inscritos) e não tivemos nenhum problema de vazamento”, afirmou. Como “logística adicional”, Mercadante elencou como pontos de atenção a elevação no número de fiscais, chefes de sala, supervisores, entrega de malotes via Correios, polícia, entre outros.
Enem
As provas do Enem 2013 serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada, por exemplo, para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em estabelecimentos privados de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. De acordo com o balanço do MEC, 849 mil inscritos solicitaram a certificação.