Multitarefas
22 de setembro de 2014Aumente as chances de conseguir o emprego dos seus sonhos
29 de setembro de 2014Quando se está numa aula expositiva, é comum ter dificuldades para acompanhar o raciocínio do professor e anotar tudo direito, de modo que o caderno muitas vezes parece estar escrito num código indecifrável, seja pela sua letra ou pelas frases sem fim. Se você sofre com este problema, sobretudo ao tentar estudar para a prova do dia seguinte, conheça essas dicas para melhorar seus métodos de anotação e, consequentemente, sua organização e desempenho na escola.
1 – Seja mais específico
Se você não é uma pessoa muito organizada, provavelmente suas anotações estão distribuídas no seu caderno sem que você consiga identificar facilmente qual é o assunto abordado, certo? Mude este hábito: logo no início da aula, anote a data, tema da aula e a disciplina, caso você divida o caderno entre várias matérias. Assim, quando você for estudar, você não perderá tempo tentando encontrar o conteúdo da prova.
2 – Acompanhe a aula pelos materiais didáticos
Se você estiver com dificuldade para identificar o tema das aulas por si só, não se preocupe. Lembre-se que o professor baseia sua aula em materiais didáticos, de modo que você conseguirá identificar os temas mais claramente, além de compreender melhor a linha de raciocínio do docente.
3 – Preste atenção nas digressões
Os professores, embora tentem organizar sua fala para facilitar o aprendizado do estudante, podem confundir os alunos ao se perder nos próprios pensamentos. Diante de uma pergunta, às vezes, eles começam a falar sobre assuntos não especificamente relacionados à aula, mas que tem ligação com a dúvida do seu colega. Se você não conseguir perceber a digressão do seu professor e continuar anotando, certifique-se de indicar quando o docente falar “voltando ao assunto” para que você não se depare com anotações sem sentido na aula seguinte.
4 – Desenhe
Caso você seja um estudante visual (descubra clicando aqui), não faça anotações em forma de bloco de texto. Crie diagramas e faça desenhos referentes à matéria para que, assim, você aproveite mais suas anotações e, consequentemente, melhore o seu desempenho.
5 – Destaque vocabulários novos
A maioria dos estudantes encara como importante tudo aquilo que o professor escreveu na lousa. Seguindo essa lógica, se ele escrever uma palavra que você não sabe o significado ou apresentar um novo conceito, não hesite em destacá-la de alguma forma. Muito provavelmente ele a cobrará de alguma forma na avaliação, de modo que você deve se lembrar de prestar atenção nela.
Fonte:
Universia Notícia