10 dicas para se estressar menos durante as provas
30 de abril de 20155 técnicas científicas para aprender sem (muito) esforço
6 de maio de 2015Trabalhar e estudar nunca foi fácil, ainda mais quando os alunos precisam se preparar para exames exigentes como o Enem. Se identificou com essa situação? Saiba que você não está sozinho. De acordo com dados do IBGE, no ano de 2013, 18,8% dos jovens brasileiros entre 15 e 17 anos – justamente a faixa de idade do Ensino Médio – conciliavam o trabalho e os estudos. Este número já chegou a patamares ainda maiores, representando 21,4% desses jovens em 2003.
Boa parte desses estudantes e trabalhadores acaba adiando seu sonho de conseguir um diploma do ensino superior pela necessidade de seguir no mercado de trabalho por pressões financeiras ou mesmo a falta de tempo para equilibrar as atividades e a vida pessoal. No entanto, o esforço de continuar a estudar após a conclusão do Ensino Médio é válido e deve ser incentivado. Nesse ponto, conseguir uma boa nota no Enem é um passo fundamental na conquista do objetivo de chegar à universidade.
Para a orientadora educacional Alessandra Venturini, do Cursinho da Poli, “o que determina passar no vestibular ou no Enem não é a quantidade de tempo dos estudos, mas a maneira de organizar e aproveitaras horas livres para estudar.”
Por isso, quem está passando por essa fase não pode deixar de ter uma boa estratégia na hora de organizar a agenda. Existem 3 passos fundamentais para isso, são eles:
1 – Planejamento
Já que você não tem muito tempo livre, estabeleça uma boa rotina de estudos para que você consiga cumprir as suas metas, diariamente e também por semana. Aproveite seu tempo de deslocamento para colocar os estudos em dia, por exemplo, lendo durante suas viagens de metrô ou ônibus. A tecnologia também pode ser uma ótima aliada nesse sentido: existem diversos aplicativos para estudar para o Enem que fornecem conteúdo para smartphones. Assim, você pode praticar fazendo simulados ou estudando as matérias em qualquer.
2 – Motivação
Para conseguir vencer essa verdadeira maratona, você precisa de energia e motivação. Tenha um caderno de metas em que você possa anotar seu progresso e ver tudo o que já fez para realizar seu sonho. Assim, nos momentos de dúvida, você terá um reforço na sua motivação. Outra boa ideia é deixar seu objetivo visível, por exemplo, colocar fotos da universidade em que você deseja estudar no seu quarto, afinal, quanto mais próximo esse ideal estiver do seu cotidiano, mais você se esforçará para transformá-lo em realidade.
3 – Descanso
A sua saúde é prioridade, não importa o que aconteça. Por isso, evite passar noites sem dormir para estudar ou pular refeições. Lembre-se que se você não estiver em perfeitas condições de saúde será muito mais difícil ter a disposição necessária para se concentrar no dia do exame. Praticar exercícios físicos e ter um tempo para descansar, relaxar e se dedicar à vida social também é importante, inclusive para reduzir o estresse e a ansiedade, grandes inimigos dos estudantes.
Fonte: Universia